O Parque Nacional do Gerês é uma área protegida de cerca de 70.290 hectares e uma das maiores atrações naturais de Portugal. Se você como eu não tem ideia da dimensão de 70.290 hectares explico que o parque abrange parte de 3 distritos: Braga, Vila Real e Viana do Castelo e faz fronteira com a Espanha, ou seja, é bem grande e tem muita coisa para explorar.
Eu estive pela primeira vez no Gerês em 2010. Em uma das viagens que fiz para o Porto durante o meu namoro com o meu atual marido (sim, foram 5 sofridos anos de namoro a distância… ) decidimos em cima da hora fazer uma viagem para algum lugar perto que não fosse praia. O Bruno coordenou tudo e me levou para comemorar o meu aniversário no Gerês, passamos 2 noites lá e dormimos no Hotel Moderna, um hotelzinho simples mas super simpático. Recentemente fui novamente ao Parque com uma amiga minha que veio visitar e como é muito conectada à natureza quis fazer um bate e volta até lá.
Do Porto até a entrada do Parque são pouco mais de 100km e caso não tenha como ir de carro até lá existe um autocarro/ônibus que faz a conexão com a Vila do Gerês saindo de Braga. Clique aqui para obter mais informações.
Na primeira vez que eu fui os dois locais que eu mais gostei foram a cascata da Portela do Homem e o miradouro/mirante da Pedra Bela então dessa vez como tínhamos menos tempo focamos desde o início em ir somente nesses dois lugares. Começamos pela Portela do Homem, por ser mais distante, quase na divisa com a Espanha. O bom é que no caminho já podemos desfrutar da beleza do parque e sentir aquele cheiro gostoso que as florestas tem.
A cascata da Portela do Homem ficou guardada na minha lembrança pelo tom transparente esverdeado da água e fiquei radiante quando visualizei novamente essa paisagem tão bonita. A água é estupidamente gelada e por mais que tentássemos, mergulhar ficou fora de cogitação em um dia de primavera com sol, mas ventoso. Mergulhei na primeira vez que eu fui, era auge do verão e foi tranquilo.
Saímos da Portela do Homem quando já estávamos cheios de fome e então fomos em direção a Vila do Gerês para almoçar. A Vila é uma graça, pequena, mas com diversas opções de restaurantes. Almoçamos no Restaurante Lurdes Capela onde comemos um bacalhau delicioso!
Terminamos o almoço e fomos em direção ao miradouro da Pedra Bela numa estradinha apertada que dá vertigem até aos mais corajosos. Na dúvida, olha pra frente e vai! Que no fim das contas vale super a pena!
A paisagem do vale com o rio Homem no meio é linda! Ficamos um tempo por ali apreciando. Também percebemos que poderíamos ter nos preparado e feito um piquenique ali, onde tem diversas mesas para isso. Já estávamos com aquele gostinho de quero mais então prometemos fazer isso numa próxima visita!
O Parque do Gerês é uma visita que vale a pena para quem está no Porto, não é longe e dar para ir e voltar no mesmo dia, mas claro, não dá para ver tudo de uma só vez. Aproveita o verão é vai lá conhecer e se encantar 😉
Uma delícia esse blog de vcs. Parabéns. Vou correr atrás desses lugares lindos.
GostarGostar
Que delícia é receber esse comentário! Obrigada pelo carinho e sim, vamos explorar esses lugares lindos de Portugal! 🙂
GostarGostar