Todo amante do reino encantado dos livros vai ficar, literalmente, emocionado ao entrar na Livraria Lello. Do lado de fora já ficamos facinadas com a fachada em estilo neogótico e ao entrar conseguimos nos transportar no tempo e imaginar o quão importante a livraria não foi na vida cultural da cidade desde a sua fundação em 1906 pelos irmãos José e António Lello.
A grande escada toda talhada em madeira, o piso com o trilho remanescente da época em que se usavam carrinhos para transportar os livros, os vitrais coloridos nas janelas e no teto e as prateleiras recheadas de livro fazem você querer ficar horas lá dentro, não fosse a grande quantidade de turistas diariamente dentro da livraria. Não é a toa que a livraria já esteve diversas vezes nas primeiras posições em listas que listam as livrarias mais bonitas do mundo.
Além disso, os fãs de Harry Potter tem mais uma razão especial para a visita, sabe-se que J.K Rowling, autora dos livros, viveu no Porto enquanto escreveu parte do seu primeiro livro e se inspirou nas escadaria da livraria Lello para criar as escadas de Hogwarts que se mexem e levam os alunos a se perderem no castelo.
No entanto, bem antes de viver seus tempos áureos e ser lembrada pelos fãs de Harry Potter a livraria quase foi à falência. Tendo sido eleita em 2008 e em 2011 a terceira livraria mais bonita do mundo, respectivamente pelo The Guardian e pelo Lonely Planet, passou a ter um fluxo de pessoas complicado de conciliar com a venda de livros para os moradores locais e segundo o responsável pela livraria José Manuel Lello “deixou de ter a tranquilidade necessária que uma livraria exige”. Por isso, em 2015, passou-se a cobrar pela entrada um valor que pode ser descontado na compra de um livro. Dessa forma tentam conciliar o fato de terem se tornado a segunda atração turística portuguesa com maior número de visitantes (só perdem para o Castelo de São Jorge) com o fato de serem uma livraria.
De todas as atrações turísticas da cidade a Lello é de longe a nossa favorita e aquela que não nos importamos de entrar todas as vezes que recebemos uma visita na cidade, definitivamente somos apaixonadas por essa livraria!
Livraria Lello
Endereço: Rua das Carmelitas, 144
Horário: segunda a sexta das 10h00 às 19h30, sábado e domingo das 10h00 às 19h00
www.livrarialello.pt
2 thoughts on “Livraria Lello: a mais bonita do mundo?”